sábado, 14 de julho de 2012

Brick-Force


Ficha Técnica:
Jogo: Brick-Force
Produtora: Infernum Productions
Desenvolvimento: EXE Games
Ano Lançamento: 2012
Preço: IT'S FREE
Nota: 65/100
Avaliação: Bala de Goma( Alguns amam, outros odeiam)
Metacritic : Não disponível

Brick-Force tenta unir dois estilos de jogo que aparentemente não são compatíveis:
Minecraft + FPS
A estética de cubos cai bem, mas limita a jogabilidade em alguns quesitos importantes.

Neste shooter, é possível criar os próprios mapas e compartilhar com a comunidade. Isso trará no futuro algumas obras-primas mas um monte de lixo inundando os servidores. Só saberemos se valerá a pena quando a produção de mapas for maior.

O jogo é baseado em Unity3d e pode ser jogado no seu browser favorito(Firefox, Chrome) ou no Internet Explorer. Também é possível baixar o client do jogo para instalar na máquina.
O jogo é compatível com Windows e Mac OS. A engine do jogo é baseada no .NET Framework, que por sua vez, não é compatível com o Linux.

Embora seja um shooter, as limitações decorrentes do cenário em cubos são evidentes, chega a ser irritante errar uma passagem e não conseguir fugir de tiros pois seu avatar enroscou na porta, ou não conseguir debruçar-se sobre uma barricada. Até mesmo a revolucionária habilidade de agachar ficou de fora.
Outro fator que me incomodou bastante foi o menu que dá acesso às configurações, tais como sensibilidade do mouse, estar fora das salas de espera das partidas.
No que isso implica?
Tive que configurar o mouse para jogar melhor(nada de mais), mas isso foi extremamente chato, tinha que chutar um valor para a sensibilidade do mouse, entrar num server, entrar numa sala, começar um jogo. Se a configuração não estivesse ok, saía do jogo, saía da sala, saía do server, chutava um novo valor...
Isso atrapalhou muito a minha experiência e creio que a de muitos outros jogadores.

Algo que parece dispensável, mas que muda muito o rumo das partidas, é a presença de power ups, que foram devidamente deixados de fora. Nesse ponto, creio eu, esteja no plano dos game designers criar itens que possam ser comprados e utilizados durante o jogo, como kits médicos e munição extra. Acredito que mais adiante seja implantado o sistema de classes, com assistencia, heavy, sniper, médico, etc. O que requeriria estratégias mais elaboradas de jogo.

O jogo apresenta uma loja de itens interessante e os itens recebem upgrades, dessa forma, os itens são virtualmente semelhantes, o que definirá a qualidade do item são os upgrades que o jogador dá neles. Comprar um item vira mero detalhe estético.

As armas são algo interessante também, recebi uma AK-47 e um rifle de assalto comum, que se mostrou muito chato de manusear. A AK-47 tem um recuo menor e a mira sobe menos.
A grande sacada deles foi me dar a AK por 7 dias, enquanto o rifle é meu para sempre.
Isso cria um lembrete ao jogador: Você pode jogar melhor, compre uma AK!
Inteligente, discreto e até certo ponto, genial.

Os itens e as armas são comprados por tempo, 1 dia, 7 dias, 15 dias, 30 dias e eterno. E podem ser adquiridos com moedas do jogo ou cash.

O jogo tem modos classicos como Team Death Match, Capture the Flag, Survival(Free for All) e Blast( implantar bomba). Pelos screenshots no site, há a impressão de haver um modo caçada, zumbi mode, algo do tipo a caminho.

Moral da história: A tentativa de unir Minecraft com FPS foi relativamente bem sucedida. Para os jogadores de FPS, a união desfavoreceu a face artilheira do jogo. Não poder agachar e ter a cabeça do avatar do mesmo tamanho do corpo obrigam o jogador a melhorar suas habilidades em se esconder, mas a dinâmica 'minecraftista' dá um ar refrescante à violência gratuita, compensando um pouco as falhas e atraindo um tipo diferente de gamer.
Eu gostei do jogo, apesar das falhas, ele é um bom shooter embora não esteja terminado. Essa resenha é sobre o jogo em sua primeira semana de lançamento. No futuro, farei outra resenha sobre o jogo, caso hajam mudanças. Por hora, jogaaí.

INFO:
Brick-Force
Infernum Productions
EXE Games

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